Energia Solar

Energia solar térmica

A utilização direta do Sol permite obter benefícios imediatos, sendo uma forma de energia renovável, sustentável e ambientalmente amigável.

Enquanto outros sistemas necessitam de consumir energia durante o processo de produção térmica, os equipamentos de energia solar possibilitam a sua produção sem consumir outro tipo de energias.

Solar termossifão

Este equipamento é utilizado especialmente em moradias unifamiliares devido ao seu baixo custo e por não ocupar muito espaço no interior da habitação. É indicado para o aquecimento de volumes de água até 300 L.

Solar forçado

Nestes sistemas, o acumulador é instalado no interior da habitação, permitindo reduzir perdas térmicas uma vez que deixa de estar em contacto com o ar frio, e é esteticamente mais agradável porque deixa de ser necessário o depósito no telhado.

No sistema solar térmico, o painel solar recorre ao sol para aquecer um fluido. Os painéis ou coletores solares possuem ductos onde o fluido é aquecido e, posteriormente, acumulado num tanque térmico. A energia solar térmica é normalmente usada diretamente para produzir água quente para banhos, aquecimento de ambientes ou processos industriais. São extremamente eficientes e reduzem em até 80% o consumo de energia relativo ao aquecimento de águas sanitárias e 30% no aquecimento da habitação.

Como o momento de necessidade de água quente nem sempre coincide com o momento em que há radiação suficiente, será necessário aproveitar ao máximo as horas de sol para acumular energia térmica na forma de água quente. O sistema de acumulação de energia térmica consiste num ou mais tanques de armazenamento de água quente e o seu tamanho deve ser proporcional ao consumo estimado.

Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica permite obter eletricidade através da radiação solar incidente sobre os módulos solares. A corrente elétrica contínua dos painéis fotovoltaicos pode ser transformada em corrente alternada, o que permite a acumulação para consumo autónomo ou a transformação em eletricidade convencional para injeção na rede.

Esta energia é uma das fontes de abastecimento energético mais respeitadora do ambiente. É limpa, não emite gases nocivos e atualmente constitui uma das principais opções na luta contra os graves problemas ambientais do planeta.

O planeta recebe constantemente uma determinada quantidade de energia por parte do Sol, sendo que a energia solar recebida pela Terra numa hora é o equivalente à consumida pela humanidade num ano. A utilização desta fonte desta energia renovável tem grandes benefícios económicos e ambientais, relativamente às energias não renováveis. Num sistema fotovoltaico, os painéis solares são normalmente constituídos por células de silício, que convertem a luz do sol diretamente em eletricidade, e geram corrente elétrica ao serem expostas ao sol. Esta energia passa por equipamentos elétricos, que tratam essa corrente para que fique com as características ideais para o consumo.

A vantagem mais significativa deste sistema é a poupança na fatura elétrica e, como a electricidade não percorre grandes distâncias, as perdas de energia na rede são evitadas. Além disso, um outro benefício reside no facto da produção ser realizada com tecnologias limpas, o que reduz o uso de combustíveis fósseis poluentes (petróleo) e a dependência do seu consumo. A energia fotovoltaica apresenta-se como a fórmula mais adequada para gerar eletricidade destinada ao autoconsumo nos lares, e a sua instalação modular permite ainda a ampliação de forma mais simples.